Cezar cria Projeto para orientação profissional de jovens

A prioridade é a qualificação profissional que poderá ocorrer através do Programa NOVOTEC

A prioridade é a qualificação profissional que poderá ocorrer através do Programa NOVOTEC
17 de Maio de 2019 - 10h48

Foi publicado no Diário Oficial o Projeto de Lei nº 560/2019 de autoria do deputado estadual Cezar (PSDB), que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa de Orientação Profissional Especial (POPE), voltado aos jovens de 16 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social. Reiterando a importância do programa, Cezar indicou ao governador João Doria para que determine aos órgãos competentes a elaboração de estudos e adoção de providências visando a implantação do POPE (Indicação nº 1184/2019).

O participante do Programa, que deverá estar matriculado em estabelecimento de ensino da rede pública, terá uma carga horária que não prejudique a atividade escolar regular e desenvolverá atividades remuneradas na própria comunidade onde reside.

No POPE, o jovem prestará serviços nas escolas públicas, saúde pública, postos de Poupatempo, centros de convivência do idoso, nas atividades turísticas do município e entidades assistenciais. A prioridade é a qualificação profissional que poderá ocorrer através do Programa NOVOTEC, realizado pelo Centro Paula Souza e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, proporcionando a conclusão da educação básica simultaneamente com o ensino profissionalizante.

“O objetivo é dar orientações para sua formação como cidadão, indicando padrões de conduta e comportamento, proporcionando também qualificação profissional”, explicou Cezar salientando que atualmente nos cadastros de atos infracionais e criminais os jovens respondem por um alto índice. “O POPE vai mudar a perspectiva de vida de muitos jovens, melhorando a autoestima e transformando-os em agentes de desenvolvimento da sua comunidade.”