Elvis Cezar exige da Eletropaulo solução para quedas de energia

O prefeito de Parnaíba cobrou mais investimentos, solução rápida e definitiva para os problemas

O prefeito Elvis Cezar cobrou mais investimentos, solução rápida e definitiva para os problemas
10 de Fevereiro de 2017 - 16h29

As quedas de energia que frequentemente incomodam os moradores de Santana de Parnaíba levaram o prefeito Elvis Cezar a se reunir emergencialmente com executivos e engenheiros da AES Eletropaulo, na quarta-feira (8), em seu Gabinete, para exigir soluções rápidas e definitivas com objetivo de acabar com os apagões no município. "Mesmo com a maior crise da história do Brasil, nossa cidade é uma das que mais se desenvolvem na Região Metropolitana de São Paulo, trouxemos diversas empresas que estão gerando milhares de empregos, moradores estão comprando eletrodomésticos, eletroeletrônicos, melhorando de vida e não podem mais conviver com esses problemas de quedas de energia. A AES Eletropaulo precisa fazer investimentos com extrema urgência para solucionar isso", cobrou o prefeito Elvis Cezar.

De acordo com a concessionária, as interrupções se dão por dois fatores principais: ambientais, que correspondem a 45% dos registros e manutenções programadas, que correspondem a 21%. Para reduzir o número de casos, está prevista a poda de 14.169 árvores e a instalação de mais oito quilômetros de rede, que serão somados aos 133 quilômetros já operantes de Spacer Cable, sistema menos suscetível a intervenções externas, como o contato com galhos de árvore. O valor total de investimentos previstos até 2022 é de R$108,9 milhões.

"Estamos preparando nossa cidade para o futuro e não podemos mais conviver com esses apagões. Quero que a Eletropaulo acompanhe o ritmo de crescimento de Parnaíba e invista cada vez mais para que não tenhamos problemas com quedas de energia. Resolvam logo isso", completou o prefeito. Os dados fornecidos pela empresa revelam que as quedas de energia reduziram no ano de 2016 se comparado ao de 2015, o total de horas de interrupção através de causa ambientais reduziu de 45,4 para 28,52. As interrupções programadas subiram de 8,64 para 11,16 horas, reflexo das constantes manutenções e melhorias no sistema de distribuição. Com 16 equipes trabalhando na manutenção, houve a redução de 23% na espera da religação da energia após apagões.

O bairro de Alphaville receberá uma das três mais modernas Estações Transformadoras de Distribuição (ETD) do Estado de São Paulo, com previsão de inauguração para abril de 2018. A unidade está em construção na Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues e Santana de Parnaíba se somará aos municípios de São Paulo e Barueri como os únicos a receberem esta estação de grandes cargas para o fomento industrial. O município de Pirapora do Bom Jesus também receberá uma Estação Transformadora de Distribuição (ETD), retirando aproximadamente 10.000 pessoas que consomem a energia do sistema parnaibano.