Bonde do Tigrão lamenta uso de Tchutchuca em confusão da CCJ

Sucesso nos anos 2000, o Bonde do Tigrão não aparecia na roda de discussão das pessoas

Sucesso nos anos 2000, o Bonde do Tigrão não aparecia na roda de discussão das pessoas já fazia algum tempo
5 de Abril de 2019 - 12h14

Sucesso nos anos 2000, o Bonde do Tigrão não aparecia na roda de discussão das pessoas já fazia algum tempo. Até que na noite desta quarta-feira, 4, um bate-boca entre o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) e o ministro da Economia, Paulo Guedes, levou o grupo aos trending topics do Twitter e se tornou o assunto principal das redes sociais e mecanismos de pesquisa.

Durante a sabatina do ministro na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados sobre a reforma da Previdência, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) acusou Guedes de ser “tchutchuca” com os privilegiados e “Tigrão” com pobres em uma clara alusão à música da banda de funk carioca – Dirceu, inclusive, menciona o Bonde do Tigrão em vídeo postado nesta quinta-feira, 4, sobre o ocorrido. Após a confusão, a procura sobre a banda no Google disparou, atingindo o ápice perto da uma da manhã desta quinta.

Curiosamente, o Paraná tem um histórico de uso do termo “tchutchuca” em debates políticos, que, de alguma forma, foram constrangedores.

Em nota, Leandrinho, vocalista do Bonde, disse que ficou surpreso com ocorrido e “lamenta o fato do deputado em questão ter ofendido o ministro Paulo Guedes, que além de ser uma autoridade é um senhor de idade e merece respeito”. E segue: “A música foi criada como uma brincadeira elogiando as mulheres e não (para) tornar-se pauta e alusão desconexa sobre um assunto que requer seriedade para nossa sociedade”.

Por onde anda o Bonde do Tigrão?
Criado pelos MCs Leandro, Gustavo, Tiago e Vaguinho em 1999, o Bonde do Tigrão foi um dos grupos precursores do Funk no Brasil. Contratados pela produtora Furacão 2000, principal distribuidora de Funk à época, estouraram nas paradas com a música Cerol na Mão.

O grupo continua ativo fazendo shows e turnês ao redor do Brasil, mas atualmente focando em eventos corporativos como formaturas. Neste ano, a banda está realizando a Tour do Baile Todo para a divulgação de seu novo DVD comemorando os quase 20 anos estrada.