Controle da Dengue será feito digitalmente em Cajamar

Sistema desenvolvido pela SUCEN coleta dados de forma portátil e online

Sistema desenvolvido pela SUCEN coleta dados de forma portátil e online
27 de Março de 2019 - 10h21

Foi realizado no último dia 14, na sede da Secretaria de Saúde de Cajamar, o treinamento para funcionários do SISAMOB, novo sistema desenvolvido pela SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), com objetivo de trazer maior agilidade no processo de coleta de dados de campo das atividades do programa de controle de dengue e arboviroses.

A nova ferramenta permite a coleta de dados de forma automática através de dispositivo portátil como celular ou tablet, dispensando o uso de boletim e consequente necessidade de digitação de dados.

“Somos a primeira cidade a implantar o sistema em nossa regional. Isso irá nos permitir uma maior agilidade na informação e análise dos dados para tomada de decisões, onde é conectado à base oficial do Estado de São Paulo para registro das informações de controle de vetores e deve servir como apoio à tomada de decisões nos permitindo a geração de mapas de forma automática e simples.” - informaram o Secretário de Saúde de Cajamar, Márcio de Lúcio e Cristiano dos Reis Rodrigues, Gerente de Zoonoses.

“Essa é mais uma ferramenta que vai nos ajudar a ter mais controle no combate à Dengue e outras doenças transmitidas por insetos, nos facilitando a tomar decisões junto à Secretaria de Saúde, de forma rápida, dando retorno imediato à população em caso de necessidade” – informou o Prefeito Interino, Saulo Anderson.

Outra ferramenta integrada ao sistema é o mapeamento em casos de arboviroses. Esta ferramenta permite a visualização espacial dos casos no tempo e no espaço, integrando essa informação com os dados do trabalho realizado no Programa de Controle e assim ampliando as opções de analise de dados.