Com a Bíblia na mente e no coração

“Quando lhe pedem para recitar uma passagem bíblica, quantos textos diferentes vêm à sua mente?”

“Quando lhe pedem para recitar uma passagem bíblica, quantos textos diferentes vêm à sua mente?”
8 de Novembro de 2018 - 16h46

Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti (Salmo 119:11). As pessoas que desenvolvem boas estratégias de memorização também aprimoram sua memória de forma geral. A memorização de palavras, com seu respectivo significado e ortografia, é crucial para qualquer tipo eficaz de comunicação humana. Por isso, desde 1925, crianças dos Estados Unidos participam de concursos de ortografia nas escolas, em nível local e regional, sempre na esperança de chegar ao Concurso Nacional, realizado em Washington, DC. Cerca de 11 milhões de estudantes se envolvem todos os anos com esse projeto de letramento. Isso os ajuda a aprender gramática, ampliar o vocabulário, competir em um ambiente saudável, desenvolver o interesse pela origem e etimologia das palavras, aperfeiçoar uma série de habilidades cognitivas, inclusive a capacidade de trabalhar sob pressão, e fortalecer a confiança para falar em público e aceitar os próprios erros.

Se a memorização de palavras é tão importante, por que então a memorização da Palavra de Deus não deveria receber idêntica atenção? De 4 a 6 de novembro de 2009, 300 participantes – crianças e jovens dos sete aos 18 anos – se reuniram em Washington, DC, para o primeiro Concurso Nacional de Bíblia. Patrocinado pela Fundação Shelby Kennedy, a competição chama os jovens de volta à disciplina perdida de memorizar as Escrituras, bem como de aprender, falar e viver sua fé cristã. Cada participante acaba tendo uma experiência única com a Palavra de Deus.

É impossível manter a mente vazia, e não dá para não pensar em alguma coisa. Se não enchermos nossa mente com as Escrituras Sagradas, outros pensamentos seculares e talvez até mesmo vulgares a ocuparão. Decorar passagens bíblicas não é uma mera questão de acúmulo de conhecimento. A prática pode nos proteger do pecado e fortalecer nossa vida espiritual. Em Salmo 119:11, lemos: “Tuas palavras estão sempre presentes em minha mente; penso nelas muitas vezes para não pecar contra Ti” (A Bíblia Viva).

Quando lhe pedem para recitar uma passagem bíblica, quantos textos diferentes vêm à sua mente? Então por que não se desafiar – e desafiar todas as pessoas perto de você – a decorar um texto bíblico novo por dia? Pode ser uma passagem básica ou qualquer outra de sua preferência. Não importa sua escolha, esse hábito pode levar sua mente para muito mais perto da Palavra de Deus e colocá-la em maior sintonia com a vontade do Senhor para sua vida. Vamos começar: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).