Comece pelo começo

"Eu Te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos Teus mandamentos"

"Eu Te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos Teus mandamentos"
18 de Outubro de 2018 - 19h56

“Meu filho, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os Meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento” Provérbios 2:1,2. “Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e, então, pare”. Essa frase dita pelo Rei de Copas no clássico da literatura Alice no País das Maravilhas, parece uma obviedade, mas carrega em si uma mensagem muito profunda.

Muitas pessoas pulam etapas importantes dos processos da vida. Alguns jovens, por exemplo, fazem no namoro o que é permitido apenas para casados; assim, começam pelo final. Para chegar mais rápido a um resultado “brilhante” na escola ou no trabalho, algumas pessoas preferem usar artifícios imorais em vez de começar pelo começo e respeitar o processo. Começar pelo começo aumenta as possibilidades de ter um final feliz. Quem queima etapas importantes pode acabar não chegando ao resultado que gostaria.

No texto de hoje, Salomão destaca a importância de se esforçar para adquirir sabedoria. Ele já mostrou no capítulo 1 que Deus é quem dá o primeiro passo para disponibilizá-la; porém, é preciso que o ser humano faça sua parte. O ponto de partida da busca humana pela sabedoria é a revelação. Segundo os versículos de hoje, a Palavra de Deus e a guarda de Seus mandamentos são a base para a aquisição da sabedoria. É preciso unir o conhecimento e a ética. Teoria e prática.

Duas verdades fundamentais são destacadas por Salomão. A primeira: sem intimidade com a Palavra de Deus, ninguém conseguirá crescer espiritualmente. Poucas coisas são tão prejudiciais a um cristão como a ignorância a respeito da Bíblia. Sem essa ligação profunda com o Pai por meio de Sua palavra, a pessoa não alcançará a sabedoria e continuará sendo um “tolo”.

Segunda verdade: apenas conhecer a Palavra (no sentido de saber o que diz) não tornará ninguém sábio. No pensamento hebraico, a teoria e a prática são inseparáveis. É preciso praticar os conhecimentos bíblicos. Davi conseguiu resumir essas verdades em três versículos que deveriam ser recitados diariamente por todo jovem: “Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a Tua Palavra. Eu Te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos Teus mandamentos. Guardei no coração a Tua Palavra para não pecar contra Ti” (Salmo 119:9-11). É assim que, na vida espiritual, podemos começar pelo começo.