Depois de um “se”, em geral, Deus põe um “então”

“Se” você cumprir a sua parte, “então”, Deus fará a Dele

“Se” você cumprir a sua parte, “então”, Deus fará a Dele
11 de Outubro de 2018 - 10h39

Meu filho, se você aceitar as Minhas palavras e guardar no coração os Meus mandamentos (Provérbios 2:1). Quando eu era criança, minha mãe costumava usar muito as orações condicionais. “Se você arrumar seu quarto, então poderá brincar”. “Se você comer tudo, então, poderá saborear a sobremesa”. “Se você brigar com seu irmão, então, vai apanhar”. Eu procurava fazer a minha parte, pois ela sempre cumpria a dela.

As profecias bíblicas podem ser classificadas em dois grandes grupos: condicionais e incondicionais. As primeiras se cumprirão ou não dependendo da resposta humana. A pregação de Jonas a Nínive é um exemplo de profecia condicional. Profecias incondicionais se cumprirão independentemente das ações humanas. Um exemplo clássico é a volta de Jesus. Se estivermos ou não preparados, ela acontecerá no tempo de Deus.

Grande parte das promessas bíblicas é condicional. É importante lembrar que Deus não fará por nós o que devemos fazer. O capítulo 2 do livro de Provérbios começa com uma série de orações condicionais. Como o próprio nome propõe, o resultado esperado pelo sábio só aconteceria se fossem cumpridas determinadas condições. É comum no texto bíblico vermos situações em que a bênção divina depende de uma ação humana. Nas profecias condicionais, depois de um “se”, em geral, Deus põe um “então”.

Isaías escreveu: “Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado […], então você terá no Senhor a sua alegria, e Eu farei com que você cavalgue nos altos da terra (Isaías 58:13, 14). Sobre o perdão dos pecados está escrito: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).

Em resposta à oração de Salomão, Deus fez uma declaração condicional na inauguração do templo: “Se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar e orar, buscar a Minha face e se afastar dos seus maus caminhos, então, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (2 Crônicas 7:14).

O Criador não precisa de nós para fazer coisa alguma. Porém, em Sua infinita misericórdia, Deus nos oferece a oportunidade de participar do processo de transmissão das bênçãos do Céu para a Terra. Você está precisando de uma dádiva divina hoje? Ore a Deus e consulte Sua Palavra para descobrir o que precisa fazer. “Se” você cumprir a sua parte, “então”, Deus fará a Dele.
“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Números 23:19).