Praças belas e seguras: Avança revitalização do Centro Histórico

Na Praça 14 de novembro está sendo feito resgate do redondo do prefeito, antigo bebedouro de cavalos

Na Praça 14 de novembro está sendo feito resgate do redondo do prefeito, antigo bebedouro de cavalos
3 de Agosto de 2018 - 17h37

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, está promovendo obras de revitalização nas Praças da Bandeira e 14 de Novembro, no Centro Histórico da cidade. O Projeto foi aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

No entanto, essa ação gerou apreensão em moradores e líderes de movimentos culturais que temiam prejuízos ao patrimônio histórico do município, mas as intervenções se faziam necessárias devido aos problemas encontrados como: Cupins, fungos, musgo, fendas e furos nas árvores que as tornaram ocas e podres com sério risco de queda; As raízes de várias espécies estavam crescendo horizontalmente quebrando o chão e colocando em risco o Coreto e o Muro de Pedra; Os galhos do Flamboyant crescendo desordenadamente atrapalhavam a visualização da Igreja Matriz, que também está sendo completamente revitalizada.

Melhorias

O Projeto contempla a reposição de 17 novas árvores sendo: 02 Ipê Branco, 04 Jacarandá Mimoso, 04 Pau-Ferro, 03 Ipê Amarelo e 04 espécies que estão em bom estado. Além disso, está sendo feito novas guias, grelhas das bocas de lobo, piso de concreto, adaptação das calçadas, sistema de iluminação, preparação do terreno para implantação do mosaico português, tubulação de águas pluviais, sistema de irrigação nos canteiros, rampas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, deslocamento dos Alfeneiros, estaqueamento da Praça e drenagem para proteção do muro.

Revitalização

Na Praça da Bandeira, atrás da Igreja Matriz, será construído um Boulevard, que ficará em frente ao Salão Paroquial contendo uma Praça com jardim sobre um deck de madeira ecológica, além de uma cascata com espelho d’água, paisagismo e um espaço iluminado de Led onde ficarão as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do nosso município. Já na Praça 14 de Novembro todo o piso será substituído por um mosaico português e as árvores que se encontram em alto estágio de deterioração serão trocadas por outras espécies adultas, além de fazer o resgate do redondo do prefeito (antigo bebedouro de cavalos), melhorar a iluminação e implantar um sistema de drenagem visando à preservação do Muro de Pedras.