Barueri investe em Cultura com a construção da Praça das Artes

Praça das Artes terá novo teatro com 938 lugares, acessibilidade e 34 salas de aula

Praça das Artes terá novo teatro com 938 lugares, acessibilidade e 34 salas de aula
30 de Julho de 2018 - 14h45

Moradores de Barueri logo terão um novo cartão postal. O moderno projeto de construção da Praça das Artes, assinado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake, impressiona pela beleza e imponência de suas formas que encantam os amantes da cultura. O espaço será erguido no quarteirão onde fica o Teatro Municipal e o Ginásio de Esportes Sérgio Honda, no bairro Boa Vista, ao lado da Castello Branco.

A Praça das Artes terá 20.807,41 m², infraestrutura sustentável de água e energia, pavimento térreo, mezanino e mais quatro andares, elevador, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, restaurante, dois palcos para ensaios, fosso para orquestra de 50 músicos, iluminação acústica e som de última geração. O complexo contará também com 34 salas de aula sendo: duas de teatro, seis de dança, doze para oficinas de artes plásticas e visuais, cenários e figurinos; quatorze para música (futuro conservatório) e oficinas de artesanato.

A capacidade de atendimento será ampliada de 3.800 para mais de 10 mil alunos nas Oficinas de Artes e Núcleos de Dança e Música. O espaço para espectadores no Teatro será aumentado de 620 para 938 pessoas, o estacionamento passará de 10 para 400 vagas, o número de salas subirá de uma para 34. A Praça das Artes também terá espaços multiculturais e será sede da Secretaria de Cultura e Turismo, além da Pinacoteca e do Espaço Criança, que abrigará a Biblioteca de Artes, área midiática e saguão de exposições para mostras de arte. O prazo previsto para entrega é março de 2020.

“Pensamos em criar um local onde contemplaríamos desde grandes apresentações artísticas à formação cultural e artística dos cidadãos, tudo em um só ambiente para a vivência de todos. Com este Praça das Artes Barueri entrará na rota cultural do Estado de São Paulo”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar. “Entre tantas necessidades de reforma, uma das principais preocupações foi a acessibilidade, que além das muitas solicitações dos munícipes para termos um teatro acessível, também foi identificada a dificuldade das adaptações. A outra demanda também foi a falta de salas adequadas para a formação artística das nossas crianças, jovens e adultos, nas áreas de música, teatro, dança e artes plásticas, que agora será atendido neste novo espaço cultural”, elucidou Jean.