Novo Fórum da Comarca de Barueri vai ampliar o acesso à Justiça

O novo prédio do Fórum da Comarca de Barueri terá 16.408 m2 de área construída

O novo prédio do Fórum da Comarca de Barueri terá 16.408 m2 de área construída
20 de Julho de 2018 - 09h06

Barueri em breve terá um novo e moderno Fórum para melhor atender os anseios da população por Justiça. Em fase bem adiantada de execução, o novo prédio do Fórum da Comarca de Barueri está sendo erguido na Avenida Sebastião Davino dos Reis, entre a PUC e a Secretaria da Mulher, na Vila Porto, com 16.408 m2 de área construída, três pavimentos, 12 salas de promotores, 12 salas de juízes com audiências, 5 cartórios, hall de entrada, 10 cartórios, além de varas, tribunal do júri, celas, bancos, dormitórios para jurados, recepção, tesouraria, protocolo, arquivo e 234 vagas de estacionamento. O investimento total é de R$ 58.774.300,00.

A execução da obra está sendo feita em convênio com o Tribunal de Justiça de São Paulo. O novo Fórum terá espaços que permitirão acessos separados aos presos, advogados, juízes, promotores e familiares dos detentos em dias de julgamento. Os magistrados poderão chegar às suas salas e aos locais de audiências de forma independente, utilizando elevadores e passarelas. A prefeitura tem acelerado os trabalhos para concluí-lo ainda este ano, mas o prazo de entrega é o primeiro semestre de 2019.

A comarca de Barueri foi instalada em 1964, mas o atual prédio do Fórum foi inaugurado em 26 de abril de 1976. “Nosso Fórum existe há mais de 40 anos e, da forma como Barueri se desenvolveu, fica cada vez mais insuficiente o funcionamento pelo volume de trabalhos e crescimento da nossa Comarca”, avaliou o prefeito Rubens Furlan.