Centro de Hemodiálise do HMB garante mais saúde a pacientes

Centro de Hemodiálise está sendo construído em prédio anexo ao HMB

Centro de Hemodiálise está sendo construído em prédio anexo ao HMB
20 de Julho de 2018 - 09h04

A Prefeitura de Barueri, através das secretarias de Obras e Saúde, está promovendo serviços de reforma e adaptação no prédio anexo ao Hospital Municipal de Barueri (HMB), para abrigar novo espaço para Hemodiálise. Localizado na Avenida Sebastião Davino dos Reis, na Vila Porto, o prédio terá mais de 1.200 m², 62 leitos no saguão principal e mais seis leitos em sala ao lado, todos com enfermagem.

Pacientes ainda contarão com sala de emergência para quatro leitos, estoque, sala para tratamento de água, copa, sala de triagem, nutricionista, administração e recepção. O prazo previsto para término dos serviços é março de 2019. As sessões de hemodiálise duram habitualmente 4 horas e são realizadas 3 vezes por semana.

Entenda Necessidade

A hemodiálise é um tratamento que serve para pacientes com insuficiência renal aguda (IRA) ou insuficiência renal crônica (IRC). O primeiro caso ocorre quando um paciente que previamente tinha uma função renal adequada apresenta um problema que faz com que os seus rins parem de funcionar de uma hora pra outra. A IRA costuma ocorrer em casos de intoxicação exógena, uso de drogas nefrotóxicas, desidratação grave ou obstrução do trato urinário.

Na insuficiência renal aguda, uma vez tratada a causa, os rins voltam a funcionar adequadamente. Já a insuficiência renal crônica é uma doença progressiva e irreversível dos rins. É uma lesão renal provocada habitualmente por anos e anos de agressão contínua aos rins, como nos casos de diabetes ou hipertensão arterial. Os pacientes com insuficiência renal crônica quando chegam a fases avançadas da doença necessitam de hemodiálise e, salvo raros casos, ficam dependentes da máquina para o resto da vida, pois não há chance de recuperação da função renal.