Trump se encontrará com rainha Elizabeth e May

Viagem do presidente americano ao Reino Unido recebeu muitas críticas

Viagem do presidente americano ao Reino Unido recebeu muitas críticas
5 de Julho de 2018 - 19h47

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viajará ao Reino Unido na próxima quinta-feira (12) para uma visita de Estado. O líder tem encontros marcados com a rainha Elizabeth e com a primeira-ministra Theresa May.

Quando Trump se encontrar com a rainha, vai se tornar o 12º presidente dos Estados Unidos que a monarca conhece em seus 66 anos no trono, um período recorde na história britânica.

Com exceção de Lyndon Johnson, Elizabeth conheceu todos os líderes americanos desde Harry S. Truman, nos anos 1940. Porém, nenhum outro encontro com um presidente dos Estados Unidos provocou tanta oposição e polêmica no Reino Unido quanto a visita de Trump.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, ofereceu a Trump uma visita de Estado – status repleto de pompa, que inclui o seu translado até o Palácio de Buckingham em carruagem e escolta da cavalaria e um banquete oferecido pela rainha. May foi a primeira líder estrangeira a visitar Trump na Casa Branca após sua posse, em janeiro de 2017.

Só dois outros presidentes americanos –Barack Obama e George W. Bush– foram convidados para visitas de Estado completas. Trump terá uma menos sofisticada do que se propôs originalmente, mas se encontrará com a rainha Elizabeth.