Convém que os cristãos se envolvam com futebol?

O futebol tem sido um dos maiores produtores de ídolos do mundo

“O futebol tem sido um dos maiores produtores de ídolos do mundo. Jogadores que são idolatrados como se fosse um deus”
29 de Junho de 2018 - 11h27

O cristão deve se envolver com o futebol? A resposta é simples, o futebol leva as pessoas a terem atitudes incompatíveis com a fé cristã. Pois qualquer pessoa que se envolve de forma direta ou indireta com o futebol, vai acabar querendo ou não quebrando princípios de comportamento que a bíblia exige do cristão. Vejamos algumas dessas atitudes, que o futebol leva tanto os torcedores quanto aos jogadores a praticarem: Bem aventurados os pacificadores (Mt 5:9) - A bíblia ensina que o cristão deve ser uma pessoa pacifica, isto é promover a paz entre as pessoas. Mas no futebol esse principio é quebrado, depois dos resultados dos jogos muitas pessoas tem promovido discussões. O futebol tem levado muitas pessoas a cometerem atitudes de desunião, brigas e discórdia, portanto ele é incompatível com a fé cristã.

O Senhor com todo coração detesta os que gostam de praticar a violência (Sal 11:5) - Toda prática ou atitude violenta é detestada por Deus. Quantos torcedores e jogadores discutem, brigam, espancam, matam e são mortas por causa de futebol. A bíblia condena a violência e tudo que induz uma pessoa à violência. Portanto o cristão deve evitar a prática desse esporte que o induz e o envolve em violência. Bem aventurado o homem que não participa da roda dos escarnecedores (Sal 1:1) - Isso é, não participa da roda de grupo de pessoas que zomba de outras pessoas. É raro um time perder e ninguém ser vitima de zombaria. O futebol tem levado muitas pessoas a se tornarem verdadeiros zombadores. Portanto, até o ambiente do campo de futebol é impróprio para o cristão, para que não venha fazer parte da roda dos escarnecedores.

O Senhor Deus detesta a idolatria (Dt 27.15) - O futebol tem sido um dos maiores produtores de ídolos do mundo. Milhares de fã clube estão espalhados pelo mundo afora. Sempre existe um jogador que é o ídolo do momento. Existem jogadores que são idolatrados como se fossem um deus. Alguém chegou a dizer que se Deus é dez o Romário e onze. Qual torcedor que não tem um ídolo no futebol? Tem pessoa que conhece mais a vida do jogador que ela admira do que a vida de Jesus. Tem pessoas que sabem o nome de todos os jogadores do seu time preferido, incluindo até os reservas, mas essa mesma pessoa não sabe o nome dos doze apóstolos que foram escolhidos por Jesus para pregar o evangelho.

Veja os craques que foram imortalizados por estátuas - Pelé: O Rei do futebol tem uma estátua no centro de Três Corações (MG), sua cidade natal. Cristiano Ronaldo: O craque português é um ídolo na capital espanhola e tem uma estátua com 10 metros do jogador português colocada na Praça Ramales, em Madrid. Entre muitos outros, contrariando o que a bíblia diz sobre fazer imagens: Não façam nenhuma imagem que sirva de ídolo, seja em forma de homem, ou de mulher (Deut 4.16).