O que significa Onisciência, Onipotente e Onipresente

“Onde houver agora um marinheiro em alto mar, Deus está lá!"

"Onde houver um astronauta no espaço, Deus está lá!”
25 de Maio de 2018 - 18h55

Onisciência significa que Deus tem conhecimento completo de tudo (oni significa “todo”, ciência é conhecimento, saber). “Deus conhece tudo – passado, presente e futuro; Ele conhece o real e o possível; só o impossível (o contraditório) está fora do conhecimento de Deus”. O Salmo 139 é um louvor ao Deus onisciente, que sabe perfeitamente tudo o que pode ser sabido. Davi diz no quarto verso: “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces”. Deus não sabe apenas os fatos, mas as palavras e também os pensamentos! Engana-se quem pensa que o diabo conhece todos os nossos pensamentos, como se ele fosse onisciente. Não é! Somente Deus é onisciente!

Onipotência significa, literalmente, que Deus tem poder ilimitado. Na língua hebraica, um dos nomes ou títulos de Deus é El-Shadday, que quer dizer Deus Todo-Poderoso, uma menção ao seu atributo de onipotência. A versão grega do Antigo Testamento (a Septuaginta) traduziu esta palavra pelo vocábulo pantokrator (panto significa todo, em grego; e kratos significa poder, domínio ou governo). Quando esta palavra ocorre no Novo Testamento ou na Septuaginta, ela também significa “todo-poderoso” ou onipotente. Entretanto, “onipotência não significa que Deus possa fazer o que é contraditório. A Bíblia afirma que Deus não pode contradizer sua natureza (Hb 6.18; 2Tm 2.13; Tt 1.2). Ele não pode forçar a liberdade (Mt 23.37). Ele trabalha persuasivamente, mas não coercivamente”. Deus não pode mentir, nem pode fazer um homem pecar.

Onipresença é o atributo de Deus pelo qual sabemos que ele está presente em todo lugar e ao mesmo tempo. Isso nada tem a ver com o panteísmo, que diz que Deus é tudo e tudo é Deus (o cosmo é Deus). Não! Antes tem a ver com a presença e o domínio real de Deus sobre cada palmo de espaço do universo! Deus “está em todo ponto do espaço”. Saber que Deus está em todo lugar deveria produzir em nós um grande temor, pois não há lugar algum onde possamos nos esconder dEle. Como onipotente, Ele criou cada rocha e cada montanha do planeta; como onisciente, ele conhece cada esconderijo e sonda até mesmo as profundezas dos oceanos ou o espaço sideral; como onipresente, ele está em toda parte, cercando-nos “por detrás e por diante” (Sl 139.5). Onde houver agora um marinheiro em alto mar, Deus está lá! Onde houver um astronauta no espaço, Deus está lá! Onde houver um índio no meio das florestas, lá está Deus também! Onde estiver um crente orando, lá está Deus; onde houver um ímpio pecando, lá está Deus… ao mesmo tempo! Deus está aqui comigo enquanto escrevo, e está aí com você enquanto lê. Sim, Ele é Deus onipresente! Aleluia!