Curso de barbearia do Espaço Mãos do Futuro é um sucesso

O professor Solano das Neves quer reforçar a parte prática nas próximas turmas

O professor Solano das Neves quer reforçar a parte prática nas próximas turmas
18 de Maio de 2018 - 17h14

O Espaço Mãos do Futuro virou referência em serviço público gratuito para quem busca formação e está atrás do primeiro emprego e também para os que já têm ocupação, mas que querem adquirir novos conhecimentos e assim garantir uma renda extra. O curso de barbearia e corte masculino, um dos cinco oferecidos, figura entre os mais concorridos. O serviço é comandado pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com o governo do Estado.

Engana-se quem pensa que barbearia é território exclusivo de homens. Seja no corte estilo lenhador ou tradicional, lá estão as mulheres com suas máquinas e tesouras. Juliana Chakrian, 33 anos, moradora da Vila Menck, é aluna da primeira turma que se formou mês passado e está disposta a disputar esse “filão” do mercado. “Há pouco tempo abri uma barbearia no bairro com meu marido. Ele que está tocando, mas vim aprender para ajudá-lo”.

A aluna se diz surpresa com a qualidade do curso. “A teoria e a prática são muito boas. Aprendi que postura, manuseio de equipamentos e qualidade no atendimento são um diferencial para se ter uma barbearia”. Uebis Oliveira da Cruz, 32 anos, vê no curso a oportunidade de ganho extra para driblar o desemprego. "Trabalhava em escritório de contabilidade e fiquei desempregado. Soube do curso e vim fazer. Embora essa área esteja meio saturada, por conta da quantidade de salões, creio que ainda tem bastante giro. Dá para ter um ganho extra até surgir nova proposta de emprego".

Os alunos fazem as aulas práticas com a ajuda de voluntários, que servem de “modelos” para os cortes de barba e cabelo. Para reforçar o aprendizado, eles são levados para aulas práticas de corte em comunidades do município, sempre sob supervisão dos professores. Mais informações ligue (11) 3652-9400.