Barueri realiza Avaliação Veicular e busca melhora do ar

Os agentes da SEMA quantificam a emissão de acordo com a densidade da fumaça observada

Todos os moradores de Barueri que possuem carros movidos a diesel podem participar
27 de Abril de 2018 - 11h39

A cada semestre A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri promove a cada semestre uma avaliação veicular destinada a automóveis movidos a diesel. Essa ação é totalmente educativa e tem como objetivo zelar pela qualidade do ar no município, apontando aos condutores o grau de enegrecimento da fumaça emitida. Um selo de aprovação é dado ao motorista cujo veículo esteja dentro das normas para ser colado ao para-brisa.

Os agentes da SEMA quantificam a emissão de acordo com a densidade da fumaça observada. O método utiliza um disco de papel com escala colorimétrica constituído de seis padrões de tonalidade que variam entre branco e preto, enumerados de zero a cinco. Zero representa uma fumaça totalmente branca (densidade 0%) e cinco totalmente preta (densidade 100%). Para ser aprovado, o veículo precisa estar entre zero e três (densidade de 60%). O procedimento leva em torno de 10 minutos.

Frota municipal é 100% aprovada
A primeira avaliação veicular de 2018 aconteceu nos dias 6 e 7 de abril no estacionamento do Ginásio Poliesportivo José Corrêa e atendeu 88 veículos, todos que prestam serviços à Prefeitura de Barueri. Embora seja uma ação voltada a toda população, quem mais costuma participar são as secretarias municipais.

Com frota totalmente renovada, a Prefeitura teve 100% de aprovação nas aferições. O máximo que os carros registraram foi uma densidade de 40%. “Em versões anteriores era normal ter entre 2 a 5% de reprovação. Hoje, com a frota renovada, esse ano foi zero”, esclarece o diretor do Departamento Técnico de Qualidade Ambiental da Sema, Engenheiro Edson Akira Mihara.