Orgulho

Descreve o homem que exalta a si próprio acima dos outros

Descreve o homem que exalta a si próprio acima dos outros
20 de Abril de 2018 - 09h52

Atitude de auta exaltação, com seu conceito de superioridade, pisando
arrogantemente sobre os outros e, em sua independência espiritual, rebelando-se contra Deus com uma suposta autossuficiência.

A revelação do NT, em relação ao orgulho, é transmitida por três palavras gregas que indicam características da natureza e da ação do orgulho. A palavra grega alazoneia (presunção em palavras ou soberba) se refere à pretensão e arrogância. Vontade manifestada pelo excesso de ambição.

Opinião exagerada de si mesmo; hábito de gabar. “Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;” (Rm 1.30) – “Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos”, (2Tm 3:2).

Ela descreve o homem que ignora a soberania de Deus, que tenta controlar a sua vida atual e modelar o seu próprio futuro. A segunda palavra grega é hyperephania (orgulhoso e arrogante em pensamentos) descreve o homem que exalta a si próprioacima dos outros, não através de atos exteriores, mas com uma atitude interior do coração, que ergue um altar a si próprioem seu íntimo onde realiza o seu próprio culto.

Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Tg 4:6) - Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios... Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. (Mc 7: 21-23).

A terceira palavra grega é hybrís (insolente e injurioso em atitudes) representa o orgulho que faz o homem agir com violenta e arrojada insolência contra Deus e os homens. Em relação a Deus, hybris leva o homem a esquecer a sua criação, permite que as paixões o dominem de tal forma que a superioridade perante os demais é conquistada através da injúria. Em Mateus 22.6, hybris se refere à insolente rejeição do homem ao convite de Deus (a forma substantiva ocorre em Romanos 1.30 como “insultuoso” e em 1Tm 1.13 como “injuriador”, “opressor”, “insolente”.

O crente aprende nas Escrituras que o orgulho foi o pecado de Satanás. “Dessa forma, devemos entender a absoluta necessidade de que o Espírito Santo implante em nossa a mente que Cristo, que é o exemplo supremo da humildade, e que está livre de todas as formas do pernicioso orgulho nas palavras, no pensamento e nas atitudes.