Alckmin e Igor assinam convênio para construção da ETEC Itapevi

Governador e prefeito cumprem promessa feita de que a cidade teria uma unidade de cursos técnicos

Alckmin e Igor Soares durante assinatura do convênio para construção da ETEC Itapevi
29 de Março de 2018 - 20h07

Durante evento de inauguração do Corredor Oeste Metropolitano Itapevi-Jandira, na última quinta-feira, 22 de Março, o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), e o prefeito de Itapevi, Igor Soares (PODEMOS), assinaram convênio para construção da ETEC Itapevi, que vai aumentar a oferta de cursos de qualificação profissional.

“Estamos muito felizes porque nossa população finalmente poderá contar com um ensino técnico de qualidade para formação de mão de obra qualificada em Itapevi”, disse o prefeito Igor Soares. Segundo Alckmin, por meio do convênio, o Governo vai fazer a liberação dos recursos para a construção da Escola Técnica, do Centro Paula Souza, e a Prefeitura ficará responsável pela licitação e execução da obra.

A ETEC será construída na Vila Santa Rita, em terreno doado pela Prefeitura. O projeto já está aprovado e a administração municipal fará a licitação para início das obras, que terá investimento de R$ 14 milhões. A unidade oferecerá curso integrados de Ensino Médio e Ensino Técnico Profissionalizante, com o estudante podendo receber o certificado pela realização das duas modalidades de ensino em até um ano e meio. Serão oferecidos cursos nas áreas de Farmácia, Comércio, Logística e Administração.

ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) são unidades educacionais administradas pelo governo estadual, através do Centro Paula Souza, com objetivo de promover a capacitação profissional e ampliar a oferta de profissionais qualificados para o setor produtivo, estimulando a geração de emprego e renda em consonância com o desenvolvimento econômico regional. A autarquia possui mais de 40 anos de tradição em cursos profissionalizantes gratuitos de excelente qualidade. Atualmente, as 221 Etecs estão presentes em 163 municípios. Elas atendem mais de 207 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Técnico integrado ao Médio, e Médio, distribuídos nos 143 cursos técnicos para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Este número inclui 5 cursos técnicos oferecidos na modalidade semipresencial, 4 cursos técnicos na modalidade on-line,3 cursos técnicos na modalidade aberta, 29 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 6 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).