62 anos: solenidade da Câmara Municipal marca aniversário de emancipação de Jandira

Na ocasião, os vereadores agraciaram com Títulos de Cidadania pessoas que colaboraram de alguma forma

Realizada na sede do Poder Legislativo, a cerimônia homenageou os cidadãos que contribuíram
11 de Dezembro de 2025 - 20h58

A Câmara Municipal de Jandira sediou, no dia 08 de dezembro de 2025, sua tradicional Sessão Solene em comemoração ao 62º aniversário da emancipação político-administrativa do município. Realizada na sede do Poder Legislativo, a cerimônia homenageou os cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento de Jandira ao longo dos anos.

Na abertura da solenidade, a tribuna de honra recebeu as falas dos ex-vereadores Irmã Ieda e Wesley Teixeira, numa manifestação do espírito democrático da Casa. Representando o grupo de parlamentares atual, a vereadora Camila Amorim da Silva (PRD), a “Camila Amorim”, também fez uso da palavra.

“Quero agradecer aos servidores públicos que fazem parte dessa locomotiva. Eu jamais vou esquecer de vocês, porque sou filha e esposa de servidores públicos. Quero agradecer também aos moradores que, nesses 62 anos, sempre amaram e acreditaram na nossa cidade. Nós, do Poder Legislativo, estamos cada vez mais comprometidos com o diálogo e o progresso de Jandira”, disse Camila em plenário.

O vereador Gilson Rodrigues de Souza (PP), o “Pastor Gilson”, entregou ao todo três honrarias na ocasião: à senhora Mônica da Cunha Soares, engenheira civil e presidente da Associação dos Engenheiros de Jandira, ao senhor Elson Rochane Neves, educador e advogado, e à senhora Roseli Machado, educadora, psicóloga e presidente da Associação Amigos da Criança.

Convidado pela presidência, o senhor Alexandre Rodrigues, pastor da Igreja Assembleia de Deus, discorreu sobre a importância de celebrar a data e realizou uma breve oração em prol da cidade. Além disso, o religioso aproveitou a oportunidade para presentear a Câmara com um novo exemplar da Bíblia.

A Dra. Maria Denilda da Fonseca, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, também discursou. Na sequência, o prefeito Dr. Henri Hajime Sato (PSD), o “Dr. Sato”, fez um balanço detalhado de sua gestão, relembrando sua longa relação com o município. “Jandira é cunhada por pessoas fortes, corajosas e tementes a Deus. Por isso, ela vai continuar prosperando”, elogiou o chefe do Poder Executivo.

A vereadora Camila Amorim, por sua vez, concedeu o Título de Cidadania à deputada estadual Camila Godoi (PSB). “Com pouco mais de quatro meses como deputada estadual, Camila Godoi destinou R$ 2 milhões de reais para a saúde e o bem-estar do nosso município, que o prefeito vai poder utilizar no Hospital Municipal. [...] Eu tenho orgulho e honra de ser amiga da Camila Godoi. Com esse jeito meigo, mas determinado, ela nos ensina como é trabalhar para a população”, destacou a parlamentar no púlpito do Legislativo.

Dois munícipes também foram lembrados pelo vereador e presidente da Casa, Silvair Soares de Brito (PP), o “Silvio Cabeleireiro” – o senhor Luiz Gonzaga Ribeiro de Castro, mais conhecido como “Luizinho”, e o conselheiro tutelar Alexsandro Nunes de Oliveira.

Em seu turno, o vereador Lucimar Henrique (Agir), o “Tikinho”, entregou o Título de Cidadania ao Dr. Elissandro Marcio Silva Lindoso, médico e político na região. Já o vereador Anderson Teixeira de Oliveira (Avante), o “Anderson Apolo”, prestigiou o senhor Marcelo Paulo dos Santos, pastor da Igreja Presbiteriana de Jandira, enquanto o vereador Marcos Danilo de Sousa (PL), o “Markinhos”, agraciou o senhor Marques Francisco de Carvalho, munícipe aposentado.

No encerramento da sessão, o presidente Silvio Cabeleireiro parabenizou a cidade pelo aniversário de emancipação, agradeceu a participação do público presente em plenário e desejou boas festas para toda a população jandirense.