Câmara Municipal de Barueri presta homenagem a vereadores constituintes

Paramentares que construíram a Lei Orgânica de Barueri foram lembrados nos 35 anos de promulgação

A Moção de Aplausos 20/2025, foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Wilson Zuffa
15 de Setembro de 2025 - 09h52

Seis dos 20 vereadores que formaram a Assembleia Constituinte de Barueri em 1990 estiveram no plenário da Câmara Municipal na terça-feira, 9, para receber uma homenagem pelo trabalho na elaboração da Lei Orgânica de Barueri, que completa neste ano 35 anos de promulgação.

A Moção de Aplausos 20/2025, proposta pelo presidente da Casa, vereador Wilson Zuffa (Republicanos), destaca o trabalho da assembleia na elaboração da lei que regula o funcionamento e a organização da cidade.

“Celebrar essa data é exaltar a maturidade institucional, o compromisso com os valores republicanos e o fortalecimento dos princípios da legalidade, da harmonia e da independência entre os poderes”, discursou Zuffa. “Essa solenidade reafirma o papel do Poder Legislativo como guardião da democracia e das prerrogativas que garantem o desenvolvimento pleno de Barueri”, completou o presidente da Câmara.

Os vereadores constituintes que estiveram na Câmara para receber a homenagem ressaltaram a importância do papel da Assembleia em 1990 e também manifestaram gratidão pelo reconhecimento de seu trabalho.

“Começamos este trabalho em 1988. Foram dois anos ouvindo a população para que cada cidadão tivesse a oportunidade de nos ajudar a elaborar a Lei Orgânica de Barueri”, lembrou Vitor Firmino dos Santos.

“Tive a honra de ser o relator da Lei Orgânica de Barueri. Tínhamos que ter como parâmetro a Constituição Federal. Foi muito difícil, mas ouvindo a população e a opinião de várias pessoas para construir um texto que foi fundamental para garantir o progresso da nossa cidade”, discursou Nilton Humberto Melão. “Queríamos reduzir as diferenças sociais, e colocamos na lei tudo o que foi possível para que tivéssemos uma cidade melhor”, completou o constituinte.

Valdemir Holanda da Silva, o Ceará, agradeceu ao Poder Legislativo por preservar a história da cidade. “É muito importante para nós constituintes o reconhecimento do que fizemos nesta casa de lei. Estou muito feliz por ter feito parte daquele momento histórico de Barueri”, disse o ex-vereador.

Homenageados

Antônio Balthazar Necchi (em memória)
Clarindo Aparecido da Silva
Cleuso de Oliveira (em memória)
Dr. Gilberto Otávio Tolaini
Jânio Gonçalves de Oliveira
João Amâncio da Conceição
João José dos Santos (em memória)
Joliete Alves dos Santos (em memória)
José de Melo
José Mendes da Silva
Jurandir Aparecido Alves – Jurinha
Maria de Andrade Victor – “Eva” (em memória)
Maria de Lourdes Evangelista (em memória)
José Lino da Silva – Naná
Nilton Humberto Melão
Noé de Souza Borges
Sebastião Rodrigues Nunes
Valdemir Holanda da Silva
Vitor Firmino dos Santos
José Maria de Morais – Zé Maria