Será que a Bíblia ainda é útil?

infelizmente livros e mais livros de auto ajuda alimentam um comércio de bilhões de dólares

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir
23 de Janeiro de 2018 - 18h20

Alguns dizem que não. Para eles, a Bíblia é totalmente desatualizada. Um médico afirmou que usar a Bíblia para ter orientação é o mesmo que usar um livro dos anos 1920 para aprender ciência. Com tantas maneiras modernas de receber orientação, por que alguém usaria um livro tão antigo como a Bíblia? Afinal, a internet está cheia de sites e blogs que trazem os últimos conselhos e orientações. Além disso, não faltam programas de TV com dicas de psicólogos, especialistas e escritores. E infelizmente livros e mais livros de auto ajuda alimentam um comércio de bilhões de dólares.

Com tantas informações novas a cada minuto, por que usar a Bíblia para nos orientar, um livro que foi terminado quase 2 mil anos atrás? Será que os que duvidam da Bíblia têm razão ao dizer que usar um livro tão antigo é como usar um manual ou um livro desatualizado? Na verdade, essa comparação não funciona. A ciência e a tecnologia mudam rapidamente, mas as necessidades humanas não mudaram. As pessoas ainda querem ter um objetivo na vida, ter felicidade e segurança, ter bons amigos e uma família feliz. Por mais antiga que seja a Bíblia fala sobre essas necessidades e muito mais. Ela também diz que vem do Criador. Ela nos orienta em todos os aspectos da vida e nos ajuda a lidar com os desafios que a vida apresenta.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” - (2 Timóteo 3:16,17). Seus conselhos não têm prazo de validade, nunca ficam ultrapassados! A própria Bíblia diz: “A palavra de Deus é viva” — (Hebreus 4:12). Será que tudo isso que a Bíblia diz é verdade? Ninguém duvida dos escritos de Platão por exemplo. Porém, Platão escreveu entre 427-347 A.C., a cópia mais antiga que temos de seu trabalho é de 900 D.C., uma diferença de 1200 anos. Possuímos 7 manuscritos de sua autoria.

O Novo Testamento foi escrito entre 40-100 D.C. O manuscrito mais antigo que temos é de 125 D.C., uma diferença entre 25-50 anos do original. Ao todo, possuímos 24.000 manuscritos antigos do Novo Testamento. Desta forma, não existe um livro mais confiável do que a Bíblia. Além disso, nenhum livro é capaz de transformar tantas vidas! Caráteres são transformados, famílias são reestruturadas, vícios são vencidos e egoísmos são derrubados dando lugar ao amor fraternal. Faça um teste, leia a Bíblia e veja o que seus escritos são capazes de mudar em sua vida!