Sem acordo, situação de Boris Johnson ficará insustentável

Jornais britânicos e irlandeses discutem versões do que viria pela frente

Jornais britânicos e irlandeses discutem versões do que viria pela frente
1 de Outubro de 2019 - 10h01

O último tiro do governo britânico para tentar um acordo de separação com a União Europeia está perto de ser disparado. O número 10 de Downing Street trabalha numa proposta para a fronteira das Irlandas que deve ser anunciada nas próximas 24 horas.

Jornais britânicos e irlandeses discutem versões do que viria pela frente – embora o governo insista que ainda está trabalhando na proposta.

A ideia especulada é a de não criar barreiras físicas exatamente na fronteira, para evitar o trauma dos conflitos que se estenderam por décadas na região. As inspeções alfandegárias necessárias seriam realizadas na origem e nos destinos dos produtos comercializados na ilha; e também em pontos de controle que seriam instalados com alguma distância das divisas entre os dois países.

O lado da República da Irlanda já reagiu de forma negativa a ideia e isso, por si só, pode afundar todo o plano de Boris Johnson. Mas, o primeiro-ministro não tem muita alternativa neste momento de agitação política em Londres, onde todos esperam um movimento robusto do governo para tentar definir de uma vez por todas essa história.